SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO – ATA DA 8ª REUNIÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE POLÍTICA URBANA – COMPUR

Comissão Municipal de Política Urbana – COMPUR
Objeto: 8ª Reunião Ordinária da COMPUR
Reunião N°: 02/2023
Data: 13/07/2023
Horário: 09h00
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Membros Representação Entidade Presença Justificou
Andrea Cláudia Vacchiano Presidente Sec. Mun. Desenvolvimento Urbano Sim
Isabella Cristina Magalhães Suplente Sec. Mun. Desenvolvimento Urbano Sim
Danielle Lessa Alcamond Titular Secretaria Municipal de Obras Sim
Erik Guimarães de Freitas Freudensprung Suplente Secretaria Municipal de Obras Sim
Wagner Silva da Conceição Titular Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento Não Não
Sérgio Ricardo Fernandes Suplente  Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento Não Não
Guilherme Mello Pessoa Guimarães Cardoso Titular Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes Não Não
Leônidas Sales Santos Suplente Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes Sim
Gustavo Henrique Alves Duarte Titular Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes Sim
Guilherme Caldas de Souza Zeferino Suplente Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes Não Não
Marco Aurélio Carvalho Fonseca Titular Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Não Sim
Cassiano Luís Boldori Suplente Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Não Sim
Leandro Luiz Santos Titular Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Não Não
Gileno Eduardo Teixeira Suplente Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sim
Fabrício Péricles de Souza Titular Secretaria Municipal de Finanças Não Sim
Pedro Augusto de Oliveira Suplente Secretaria Municipal de Finanças Não Sim
Paulo Henrique de Assis Cabeção Titular Câmara Municipal Não Não
Ernane Guimarães dos Santos Suplente Câmara Municipal Não Não
João Paulo de Mello Rodrigues Sarmento Titular Representante do Instituto Estadual de Florestas Sim
Rinaldo José de Souza Suplente Representante do Instituto Estadual de Florestas Não Não
Lucas Lima Leonel Fonseca Titular Representante do Setor Técnico Não Não
Sérgio Myssior Suplente Representante do Setor Técnico Não Não
Marcelo Henrique Alves Moreira Titular Representante do Setor Popular Sim
André Luiz de Oliveira Suplente Representante do Setor Popular Não Não
Carlos Rocha Dias Titular Representante do Setor Empresarial Sim
Lilian Martins Santos Suplente Representante do Setor Empresarial Não
Newton Magalhães de Pádua Junior Titular Representante de ONG – Associação Cultural Não Não
Sandra Maria Gabrich Suplente Representante de ONG – Associação Cultural Não Não
Sebastião Ivo Alves Titular Representante de Entidades Sindicais Não
Lindomar Aparecido Ribeiro Suplente Representante de Entidades Sindicais Não Sim
Márcio Loureiro da Costa Titular Representante de Operadoras Conc. Serviços Públicos Sim
Juliano Gonçalves da Cruz Suplente Representante de Operadoras Conc. Serviços Públicos Sim
Pauta 1 – Posse de novos membros
2 – Aprovação da Ata da 7ª Reunião Ordinária
3 – Análise da aprovação de Residencial Multifamiliar no Bairro Boa Esperança
4 – Assuntos diversos
5 – Encerramento

 

 

 

 

 

COMISSÃO MUNICIPAL DE POLÍTICA URBANA DE SANTA LUZIA/MG

 

No décimo terceiro dia do mês de julho do ano de 2023 (13/07/2023), às nove horas (09h), reuniu-se a Comissão Municipal de Política Urbana de Santa Luzia, em 8ª Reunião Ordinária; Presentes: Andréa Cláudia Vacchiano, Secretária de Desenvolvimento Urbano e Presidente da Comissão; eu, Carolina de Paula Zeferino Magalhães, Secretária Executiva, e os seguintes Conselheiros Titulares e Suplentes: Isabella Cristina Magalhães, Suplente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano; Daniele Lessa Alcamond, Titular, Secretaria Municipal de Obras; Erik Guimarães de Freitas Freudensprung, Suplente, Secretaria Municipal de Obras; Leônidas Sales Santos, Suplente, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Gustavo Henrique Alves Duarte, Titular, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Gileno Eduardo Teixeira, Suplente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; João Paulo de Mello Rodrigues Sarmento, Titular, representante do IEF; Marcelo Henrique Alves Moreira, Titular, representante do Setor Popular; Carlos Rocha Dias, Titular, representante dos Empresários; Márcio Loureiro da Costa, Titular, representante das Operadoras e Concessionárias de Serviços Públicos e Juliano Gonçalves da Cruz, Suplente, representante das Operadoras e Concessionárias de Serviços Públicos. Justificaram ausência: Marco Aurélio Carvalho Fonseca, Titular da Secretaria de Cultura; Cassiano Luís Boldori, Suplente da Secretaria de Cultura; Fabrício Péricles de Souza, Titular da Secretaria de Finanças; Pedro Augusto de Oliveira, Suplente da Secretaria de Finanças; Newton Magalhães de Pádua Junior, representante de ONG e Lindomar Aparecido Ribeiro, representante dos trabalhadores através das Entidades Sindicais.

Atingido o quórum necessário, conforme o artigo nove (9) do Decreto nº 2.736/2012, a Presidente da COMPUR, Dra. Andréa Cláudia Vacchiano, cumprimentou aos presentes, dando início à sessão. Deu posse aos membros Danielle Lessa, Érik Guimarães e Juliano Gonçalves. Posteriormente, perguntou aos presentes se haviam recebido a ata da última reunião, realizada no dia 28 de abril de 2023, e se a leitura seria necessária. A mesma foi dispensada e a ata foi aprovada por todos.   Dando continuidade, apresentou o Arquiteto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Gustavo Fernandes Pereira. Gustavo iniciou sua apresentação informando que a pauta se tratava de um processo de Aprovação Inicial, para emissão do Alvará de Construção, do qual ele era o analista responsável. Acrescentou que o projeto se situa no Bairro Boa Esperança, na Rua Benedito Freire da Paz. Disse que a secretaria possui um documento de nome “Informação Básica” e que ele possui informações a respeito dos parâmetros urbanísticos, entre outras instruções para edificação. Afirmou que a Informação Básica do processo específico está em uma área suscetível a inundações e que foi classificada pelo CPRM como área de alto e médio risco. Disse que fizeram uma consulta com a Defesa Civil para que se pronunciassem se realmente é uma área passível a inundações, o que foi confirmado pelo parecer, que informa que o terreno encontra-se em área de risco a inundações, em decorrência do retorno do córrego localizado na Avenida Raul Teixeira da Costa, afluente do Rio das Velhas. Porém, o próprio CPRM possui um documento atualizado, onde ele faz um mapeamento profundo da área de alto risco e que o imóvel em questão encontra-se fora da área. Disse que está próximo, entretanto fora da área de alto risco. Gustavo mostrou o projeto da edificação e explicou que é um projeto multifamiliar, de cinco andares, incluindo o pilotis. Acrescentou que o projetista desenhou o projeto colocando os pavimentos sob pilotis, ou seja, o pavimento da rua é a garagem, o que mitiga qualquer eventual inundação preservando as unidades habitacionais e a integridade física das pessoas. Disse que está sendo submetido à COMPUR pelo fato de a Lei de Uso e Ocupação do Solo e as Leis Urbanísticas não tratarem de assuntos que estão relacionados com áreas suscetíveis a inundação e qual o procedimento a fazer. Dra. Andrea informou que o responsável técnico pelo projeto foi convidado para a reunião, porém não compareceu. Perguntou aos presentes se ficou alguma dúvida em relação à apresentação e ao projeto apresentados. Carlos Rocha informou que conhece a região e que não vê nenhum empecilho. Juliano Gonçalves perguntou se seria possível reverter o laudo de risco da Defesa Civil, uma vez que consta que é a área é de alto risco e, de acordo com a apresentação, ficou evidente que está fora do risco. Foi solicitado para a secretária Executiva, Carolina Magalhães, que fizesse uma comunicação para a Defesa Civil pedindo a retificação do parecer. Dra Andrea disse que o laudo da Defesa Civil informa que o risco é muito alto, porém o técnico teve o cuidado de trazer outras informações para que ficasse mais esclarecido e que o projeto apresentado mostra que, se algo acontecer, a edificação fica resguardada. Isabella informou que o empreendedor está atendendo toda a legislação em relação à questão da impermeabilidade e que o projeto está apto à aprovação, pois todos os quesitos da legislação urbanística foram atendidos. A Presidente perguntou se havia alguma dúvida ou comentário e colocou a pauta em votação. A mesma foi aprovada pelos presentes. Apenas o membro Marcelo Henrique Alves Moreira não teve seu voto computado, pois chegou após a votação. Dra. Andrea disse que para as próximas reuniões irá trazer mais sobre projetos, sobre loteamentos, para que os comissionários tenham conhecimento, inclusive sobre o que está acontecendo no planejamento de chácaras. Falou sobre o decreto que proíbe a construção na região de chácaras e que o mesmo finalizará em doze (12) de agosto desse ano. Acrescentou que a proposta é começar a fazer uma abertura na região e que existe um plano de reordenamento urbano na parte de chácaras. Isabella informou que atualmente está em vigor o decreto que suspende qualquer tipo de licença ou autorizações na região de chácaras e que hoje a secretaria não pode emitir alvarás de construção e nenhum outro tipo de licença como a ambiental, por exemplo. Disse que foi constatado que alguns empreendimentos fizeram o protocolo da solicitação do alvará de construção e do licenciamento ambiental antes do decreto de suspensão, que foi publicado em 2018. E que para esses processos que foram protocolados antes do decreto está sendo verificada a possibilidade de abrir uma exceção para emissão do Alvará de Construção. Isabella afirmou que a questão já foi verificada com a Secretaria de Meio Ambiente e que essa já se manifestou de acordo. O novo decreto, que haverá a proibição por mais um ano é que irá informar a exceção desses empreendimentos. Dra Andrea citou a questão da reorganização do sistema viário na região. Perguntou aos presentes se havia ficado alguma dúvida e informaram que não. Houve assinatura da ata e da lista de presença. A Presidente finalizou a reunião, às 9h41, agradecendo a todos pela participação. E, nada mais havendo a constar, foi lavrada a presente ata que, após lida e achada conforme, vai por mim Secretária Executiva e por todos os membros presentes assinada em Santa Luzia, 13 de julho de 2023.

 

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Andrea Cláudia Vacchiano Isabella Cristina Magalhães
Titular Suplente
Presidente da Comissão – SMDU Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SMDU
 

 

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Carolina de Paula Zeferino Magalhães
Secretária Executiva
SMDU
 

 

 

 

 

 

 

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Danielle Lessa Alcamond Erik Guimarães de Freitas Freudensprung
Titular Suplente
Secretaria Municipal de Obras Secretaria Municipal de Obras
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Leônidas Sales Santos Gustavo Henrique Alves Duarte
Suplente Titular
Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes
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Gileno Eduardo Teixeira João Paulo Mello Rodrigues Sarmento
Suplente Titular
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Representante do Instituto Estadual de Florestas
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Marcelo Henrique Alves Moreira Carlos Rocha Dias
Titular Titular
Representante do Setor Popular Representante dos Empresários
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Márcio Loureiro da Costa Juliano Gonçalves da Cruz
Titular Suplente
Representante das Operadoras e Concessionárias de Serviços Públicos Representante das Operadoras e Concessionárias de Serviços Públicos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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